Conceitos e Técnicas / Coaching
A linha de coaching que o MCI adota é a preconizada pelo ICF (International Coaching Federation), que define o coaching como uma parceria entre o coach (profissional) e coachee (cliente), em que acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente.
A ideia de parceria traduz que não se trata de uma relação em que o profissional vai atuar como um professor ou um conselheiro do cliente. Seu papel é ser um facilitador, estimulando o cliente a libertar e fazer uso de seu maior potencial. De acordo com as palavras de Timothy Gallwey, é ajudá-los a aprender, ao invés de ensinar algo a eles.
Para isso, o coach deve ser preparado tecnicamente e desenvolver competências específicas, por meio de um profundo processo de formação e desenvolvimento pessoal. Com base em um grande estudo em todo o mundo, o ICF desenvolveu um Modelo de Competência Coaching há 25 anos, atualizado em 2020 e que inclui 8 competências:
1. Demonstra Prática Ética
Definição: Compreender e aplicar consistentemente a ética do coaching e os padrões de coaching.
2. Incorpora uma mentalidade de Coaching
Definição: Desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e centrada no cliente.
3. Estabelece e Mantém Acordos
Definição: Parcerias com o cliente e partes interessadas relevantes para criar acordos claros sobre a relação, processo, planos e metas do coaching. Estabelece acordos para o engajamento geral do coaching, bem como aqueles para cada sessão de coaching.
4. Cultiva Confiança e Segurança
Definição: Parcerias com o cliente para criar um ambiente seguro e de apoio que permita ao cliente partilhar livremente. Mantém uma relação de respeito e confiança mútua.
5. Mantém Presença
Definição: Está plenamente consciente e presente com o cliente, empregando um estilo aberto, flexível, fundamentado e confiante.
6. Escuta Ativamente
Definição: Concentra-se no que o cliente é e na linguagem não falada para entender completamente o que está sendo comunicado no contexto dos sistemas do cliente e para apoiar a auto expressão do cliente.
7. Evoca Consciência
Definição: Facilita a percepção e a aprendizagem do cliente usando ferramentas e técnicas como questionamento poderoso, silêncio, metáfora ou analogia.
8. Facilita o crescimento do cliente
Definição: Parcerias com o cliente para transformar a aprendizagem e o insight em ação. Promove a autonomia do cliente no processo de coaching.
Os profissionais do MCI estudam estas competências, praticam continuamente e passam por processos de mentoria, visando desenvolvê-las cada vez mais. Trata-se de um aprendizado que não se encerra nunca, sendo permanente o desenvolvimento deste profissional.